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Técnico em Magistério

Técnico em Magistério

Curso de Formação de Profesores em Nível Médio na Modalidade Normal com Habilitação em Docência da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Baseado em 10 avaliações
Educação
  • 1260 horas de carga horária
  • 119 alunos
  • 20 módulos de conteúdo
  • Última atualização 03/06/2024

12x R$ 180,00

era R$ 4.500,00 R$ 2.160,00 à vista

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1 ano

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Conteúdo

1Didática

Bem-vindos à disciplina de Didática! Nesta disciplina, embarcaremos em uma jornada de descobertas e reflexões sobre os princípios e práticas fundamentais para uma educação eficaz. Como futuros profissionais do magistério, compreender a arte e a ciência de ensinar é essencial para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas e transformadoras. A Didática, enquanto disciplina central no campo da educação, nos convida a explorar uma série de questões fundamentais: Como os processos de aprendizagem ocorrem? Quais são as melhores estratégias para motivar e engajar os estudantes? Como podemos adaptar o ensino às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem? Como avaliar o progresso dos alunos de forma justa e eficaz? Durante nosso percurso, iremos mergulhar em teorias pedagógicas, investigar metodologias de ensino inovadoras e discutir práticas educativas baseadas em evidências. Além disso, exploraremos o papel do educador como mediador do conhecimento, facilitador do desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes, e agente de transformação social. Por meio de atividades práticas, estudos de caso e reflexões críticas, buscaremos desenvolver habilidades pedagógicas sólidas e sensíveis às demandas do mundo contemporâneo. Nosso objetivo é capacitar vocês, futuros professores, para criarem ambientes de aprendizagem dinâmicos, inclusivos e estimulantes, onde cada estudante possa alcançar seu máximo potencial. Ao final deste curso, espero que estejam munidos não apenas de técnicas e estratégias didáticas, mas também de uma compreensão profunda do impacto transformador que a educação pode ter na vida dos indivíduos e da sociedade como um todo. Vamos juntos construir as bases para uma prática docente comprometida com a excelência e a equidade educacional.

2História da Educação no Brasil

Sejam todos bem-vindos à disciplina de História da Educação no Brasil! Neste curso, vamos explorar as raízes, os desenvolvimentos e os desafios que marcaram a trajetória da educação em nosso país. Como futuros profissionais do magistério, é essencial compreendermos o contexto histórico em que a educação brasileira se insere, para melhor entendermos o presente e projetarmos o futuro da nossa prática educativa. Ao longo das aulas, vamos viajar no tempo e explorar os principais marcos históricos, políticas educacionais, movimentos sociais e pensadores que moldaram o sistema educacional brasileiro. Desde os tempos coloniais até os dias atuais, iremos investigar as transformações sociais, econômicas e culturais que influenciaram a forma como a educação foi concebida, organizada e vivenciada em nosso país. Vamos refletir sobre questões fundamentais, como as desigualdades sociais e educacionais, os desafios da democratização do acesso à educação, a influência da cultura e da diversidade étnico-racial no ambiente escolar, entre outros temas relevantes para a compreensão da realidade educacional brasileira. Além disso, vamos analisar criticamente as diferentes abordagens e interpretações sobre a história da educação no Brasil, buscando compreender os conflitos, contradições e resistências que marcaram esse processo ao longo dos séculos. Por meio de debates, análises de textos, estudos de caso e atividades práticas, esperamos não apenas ampliar nosso conhecimento sobre a história da educação brasileira, mas também desenvolver um olhar crítico e reflexivo sobre o papel do magistério na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Estou animado para embarcar nesta jornada histórica e educativa ao lado de vocês, e juntos, explorarmos as raízes e os horizontes da educação no Brasil. Vamos aprender e crescer juntos nesta caminhada rumo à formação de educadores comprometidos com a transformação social e o desenvolvimento humano.

3Filosofia da Educação

Bem-vindo à disciplina de Filosofia da Educação! Nesta disciplina, embarcaremos em uma jornada fascinante para explorar os fundamentos filosóficos que permeiam a prática educacional. Como futuros profissionais do magistério, é fundamental compreendermos não apenas as técnicas e metodologias de ensino, mas também as concepções subjacentes que moldam a maneira como entendemos o processo educativo. A Filosofia da Educação nos convida a refletir sobre questões essenciais, tais como: Qual é o propósito da educação? Quais são os valores que devem nortear o ensino? Como podemos entender o papel do educador e do educando na construção do conhecimento? Essas indagações não apenas estimulam nossa reflexão crítica, mas também nos fornecem uma base sólida para aprimorar nossa prática pedagógica. Ao longo deste curso, exploraremos diversas correntes filosóficas que influenciaram e continuam a influenciar a educação, desde a Antiguidade até os debates contemporâneos. Investigaremos as contribuições de pensadores como Platão, Aristóteles, Rousseau, Dewey e Freire, entre outros, examinando como suas ideias moldaram concepções de aprendizagem, ensino, autoridade e emancipação. Por meio de debates, leituras críticas e análises de casos, buscaremos compreender como os diferentes enfoques filosóficos podem informar e enriquecer nossa prática como educadores. Ao final deste curso, esperamos não apenas ampliar nosso repertório intelectual, mas também desenvolver uma compreensão mais profunda e reflexiva sobre o significado e os desafios da educação em nossa sociedade. Este é um convite para mergulhar nas profundezas da Filosofia da Educação, onde o pensamento crítico encontra o compromisso com a transformação e o aprimoramento da prática educativa. Estamos ansiosos para embarcar nessa jornada intelectual e pedagógica ao seu lado. Vamos explorar juntos os caminhos da educação sob a luz da filosofia!

4Sociologia da Educação

Bem-vindos à disciplina de Sociologia da Educação! Ao longo desta disciplina, exploraremos os fundamentos sociológicos que permeiam o contexto educacional. Como futuros profissionais da área do magistério, é crucial compreendermos não apenas os aspectos técnicos do ensino, mas também as dinâmicas sociais que moldam e influenciam o ambiente escolar. A Sociologia da Educação nos oferece ferramentas analíticas para compreendermos as complexas interações entre indivíduos, instituições e sociedade no contexto da educação. Investigaremos como questões como classe social, gênero, etnia, cultura e poder se entrelaçam no ambiente escolar, afetando tanto o processo de ensino-aprendizagem quanto as experiências dos estudantes e dos profissionais da educação. Ao longo deste curso, refletiremos sobre questões fundamentais, tais como: Qual é o papel da escola na reprodução ou transformação das desigualdades sociais? Como as teorias sociológicas podem nos ajudar a entender as dinâmicas de inclusão e exclusão dentro da educação? De que maneira as políticas educacionais refletem e perpetuam determinadas visões de mundo e estruturas de poder? Por meio de discussões, análises de casos e leituras críticas, buscaremos ampliar nossa compreensão sobre os desafios e as potencialidades da educação como ferramenta de transformação social. Espero que ao final deste curso, possamos não apenas adquirir conhecimentos teóricos, mas também desenvolver um olhar crítico e reflexivo sobre a prática educativa, capacitando-nos para promover uma educação mais justa e inclusiva em nossas futuras atuações como profissionais da área do magistério.

5Psicologia da Educação

Bem-vindos à disciplina de Psicologia da Educação no curso de Técnico em Magistério! Neste espaço de aprendizagem, mergulharemos no fascinante mundo da psicologia aplicada à educação, explorando as interseções entre o desenvolvimento humano e os processos de ensino e aprendizagem. Ao longo deste curso, iremos investigar os princípios psicológicos fundamentais que influenciam o comportamento e o aprendizado dos indivíduos, proporcionando uma base sólida para a prática educacional. Desde as teorias clássicas até as abordagens contemporâneas, exploraremos como os conhecimentos psicológicos podem enriquecer e informar as práticas pedagógicas, auxiliando os futuros educadores a compreenderem melhor seus alunos e a promoverem ambientes de aprendizagem mais eficazes e inclusivos. Por meio de discussões, estudos de caso, atividades práticas e reflexões, esta disciplina proporcionará uma compreensão aprofundada das questões psicológicas relevantes para a prática docente, capacitando os estudantes a aplicarem esses conhecimentos de forma ética e responsável em suas futuras carreiras como educadores. Prepare-se para embarcar em uma jornada de descoberta e crescimento, onde a psicologia e a educação se entrelaçam para criar oportunidades de aprendizagem significativas e transformadoras. Vamos explorar juntos o papel crucial que a psicologia desempenha no contexto educacional, capacitando vocês, futuros educadores, a fazerem a diferença na vida de seus alunos e na sociedade como um todo.

6Nocoes de Informatica na Educacao

Bem-vindos à disciplina de "Noções de Informática para a Educação" no curso Técnico em Magistério. Neste curso, exploraremos a integração da tecnologia digital no contexto educacional, capacitando futuros professores a utilizar ferramentas e recursos tecnológicos de maneira eficaz e significativa em suas práticas pedagógicas. Nos dias de hoje, a tecnologia desempenha um papel fundamental na forma como aprendemos, ensinamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Com o avanço constante da era digital, torna-se imprescindível que os educadores estejam preparados para utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis, a fim de promover uma educação mais dinâmica, acessível e adaptada aos desafios contemporâneos. Nesta disciplina, exploraremos desde conceitos básicos de informática até aplicações específicas para a sala de aula, proporcionando aos alunos uma base sólida para integrar a tecnologia de forma efetiva em seu ambiente educacional. Abordaremos temas como fundamentos de hardware e software, internet e suas ferramentas, utilização de softwares educacionais, criação de materiais didáticos digitais, entre outros. Através de atividades práticas, estudos de caso e discussões em sala de aula, os alunos serão incentivados a refletir sobre o papel da tecnologia na educação e a desenvolver habilidades essenciais para sua utilização adequada. Nosso objetivo é capacitar os futuros educadores a se tornarem agentes de transformação digital em suas escolas, promovendo uma educação mais inovadora, inclusiva e voltada para o século XXI. Estamos empolgados para embarcar nesta jornada de descoberta e aprendizado junto com vocês. Preparem-se para explorar novos horizontes no universo da informática aplicada à educação e para se tornarem protagonistas dessa revolução digital no ensino. Vamos juntos construir um futuro educacional mais conectado, criativo e inspirador!

7Pratica de Formacao, Observacao e Planejamento

A disciplina de Prática, Observação e Planejamento desempenha um papel fundamental no currículo do curso Normal Médio, também conhecido como Técnico em Magistério. Este curso é voltado para a formação de profissionais que desejam atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, preparando-os para os desafios e responsabilidades que acompanham a carreira docente. Dentro desse contexto, a disciplina de Prática, Observação e Planejamento oferece uma abordagem prática e reflexiva para que os futuros educadores desenvolvam suas habilidades pedagógicas e compreendam os aspectos práticos do processo de ensino-aprendizagem. Em primeiro lugar, a prática é essencial para a formação de um professor competente. Por meio de atividades práticas supervisionadas, os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em situações reais de ensino. Isso permite que eles adquiram experiência e desenvolvam as habilidades necessárias para enfrentar os desafios da sala de aula. Durante as atividades práticas, os futuros educadores têm a oportunidade de interagir com os alunos, experimentar diferentes estratégias de ensino e aprendizagem, e enfrentar questões do dia a dia que surgem no contexto escolar. Além da prática direta, a observação desempenha um papel crucial no desenvolvimento profissional dos estudantes. Através da observação de aulas ministradas por professores experientes, os alunos têm a oportunidade de analisar diferentes abordagens pedagógicas, estilos de ensino e dinâmicas de sala de aula. Essa observação crítica permite que eles identifiquem práticas eficazes, reflitam sobre suas próprias experiências e construam sua própria filosofia educacional. Ao observar as práticas de outros professores, os futuros educadores podem expandir seu repertório de técnicas e estratégias, enriquecendo assim sua futura atuação profissional. O planejamento é outra dimensão fundamental abordada nesta disciplina. Um planejamento bem elaborado é a base para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Durante o curso de Prática, Observação e Planejamento, os estudantes aprendem a elaborar planos de aula detalhados, considerando os objetivos educacionais, os conteúdos a serem ensinados, as estratégias de ensino mais adequadas e as avaliações de aprendizagem. Eles também aprendem a adaptar seus planos de acordo com as necessidades e características dos alunos, promovendo assim uma educação inclusiva e personalizada. Além disso, o planejamento inclui a capacidade de antecipar e lidar com possíveis desafios e imprevistos que possam surgir durante as aulas. Isso requer flexibilidade, criatividade e capacidade de pensar rapidamente. Ao aprender a planejar adequadamente suas aulas, os futuros educadores estão se preparando para enfrentar os desafios do dia a dia na sala de aula e garantir que o processo de ensino-aprendizagem seja eficaz e significativo para todos os alunos. Em suma, a disciplina de Prática, Observação e Planejamento desempenha um papel fundamental na formação dos futuros professores do curso Normal Médio. Através da prática, observação e planejamento, os estudantes desenvolvem as habilidades e competências necessárias para se tornarem educadores eficazes e comprometidos com a qualidade da educação. Ao combinar teoria e prática, reflexão e ação, esta disciplina prepara os alunos para enfrentar os desafios do ensino fundamental e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus futuros alunos.

8Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental

Bem-vindos à disciplina de Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental no curso de Técnico em Magistério! Neste espaço de aprendizagem, mergulharemos na compreensão abrangente das bases que sustentam o sistema educacional fundamental, compreendendo seus aspectos estruturais, organizacionais e funcionais. Durante este curso, exploraremos os princípios fundamentais que regem o Ensino Fundamental, desde sua concepção até sua implementação prática nas escolas. Investigaremos os elementos-chave que compõem a estrutura do ensino fundamental, incluindo as diretrizes curriculares, as políticas educacionais, os recursos disponíveis e os desafios enfrentados pelo sistema educacional. Por meio de análises críticas, estudos de caso e discussões em sala de aula, os estudantes serão capacitados a compreenderem profundamente as características do Ensino Fundamental, suas diferentes modalidades e os processos que permeiam sua organização e funcionamento. Além disso, serão incentivados a refletirem sobre o papel do educador no contexto escolar e a explorarem estratégias eficazes para promover um ambiente de ensino-aprendizagem mais inclusivo, participativo e significativo. Preparem-se para uma jornada de aprendizagem enriquecedora, onde iremos desvendar os meandros do Ensino Fundamental e discutir maneiras de potencializar sua efetividade, visando à promoção de uma educação de qualidade e ao desenvolvimento integral de nossos alunos. Juntos, exploraremos como podemos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e educacionalmente inclusiva.

9Educação Física - Jogos e Recreações

Sejam bem-vindos à disciplina de Educação Física - Jogos e Recreações no curso de Técnico em Magistério! Neste espaço dinâmico de aprendizagem, vamos explorar a importância dos jogos e atividades recreativas no contexto educacional, entendendo como eles podem enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, além de promover o desenvolvimento integral dos estudantes. Ao longo deste curso, iremos mergulhar na vasta gama de jogos, brincadeiras e atividades recreativas, compreendendo sua relevância para o desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo dos alunos. Vamos explorar não apenas os aspectos lúdicos e divertidos dessas práticas, mas também sua função educativa, incentivando a criatividade, a cooperação, o respeito mútuo e o espírito de equipe. Por meio de experiências práticas, reflexões teóricas e discussões em grupo, os participantes serão capacitados a planejar, implementar e avaliar atividades lúdicas e recreativas de forma eficaz e significativa, adaptando-as às necessidades e interesses de seus alunos. Além disso, serão incentivados a refletirem sobre o papel do educador físico como mediador do processo de ensino-aprendizagem, promovendo um ambiente inclusivo e motivador para a prática de atividades físicas e esportivas. Preparem-se para uma jornada de aprendizagem dinâmica e envolvente, onde vamos explorar o potencial educativo dos jogos e recreações, inspirando vocês, futuros educadores, a tornarem a Educação Física não apenas uma disciplina, mas sim um instrumento poderoso para o desenvolvimento integral dos seus alunos e para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável.

10Fundamentos da Educação Infantil

Sejam todos bem-vindos à disciplina de Fundamentos da Educação Infantil no curso de Técnico em Magistério! Esta disciplina é um mergulho profundo na compreensão dos princípios e práticas que norteiam o trabalho com as crianças na primeira infância, reconhecendo sua singularidade, potencialidades e necessidades específicas. Durante este curso, exploraremos os fundamentos teóricos que embasam a Educação Infantil, desde as concepções de infância até as abordagens pedagógicas mais contemporâneas. Vamos investigar como a interação entre teoria e prática contribui para a construção de ambientes educacionais acolhedores, estimulantes e significativos para as crianças pequenas. Ao longo das nossas atividades, vamos refletir sobre a importância do brincar, da afetividade, da linguagem e da interação social no processo de desenvolvimento das crianças. Além disso, discutiremos estratégias pedagógicas que favoreçam a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico, preparando os futuros educadores para atuarem de forma ética, sensível e responsável junto às crianças e suas famílias. Por meio de estudos de caso, observações em ambientes educacionais e práticas pedagógicas, os estudantes serão incentivados a construir uma visão ampla e integradora da Educação Infantil, compreendendo seu papel crucial no desenvolvimento integral das crianças e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Preparem-se para uma jornada de descobertas e aprendizados, onde vamos explorar juntos os fundamentos que sustentam a prática educativa na primeira infância, inspirando vocês, futuros educadores, a tornarem-se agentes de transformação na vida das crianças e de suas comunidades.

11Fundamentos da Educação Especial

Seja bem-vindo à disciplina de Fundamentos da Educação Especial, uma área fundamental no currículo do Curso Técnico em Magistério. Nesta disciplina, exploraremos os princípios, conceitos e práticas essenciais relacionadas à educação de pessoas com necessidades educacionais especiais. A Educação Especial desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e na garantia do direito à educação de todas as pessoas, independentemente de suas diferenças e necessidades. Como futuros profissionais do magistério, é fundamental compreendermos os fundamentos dessa área para atuarmos de forma eficaz e inclusiva em nossas futuras práticas pedagógicas. Durante esta disciplina, abordaremos uma variedade de tópicos, incluindo a história e evolução da Educação Especial, legislação e políticas educacionais relacionadas, modelos e abordagens pedagógicas inclusivas, avaliação e intervenção pedagógica, adaptações curriculares e tecnologias assistivas, entre outros. Além disso, dedicaremos especial atenção ao desenvolvimento de uma visão crítica e sensível em relação às questões de diversidade, equidade e inclusão, capacitando você a reconhecer e valorizar a singularidade de cada aluno e a criar ambientes de aprendizagem que atendam às suas necessidades individuais. Ao longo do disciplilna, você terá a oportunidade de refletir sobre suas próprias crenças e concepções em relação à diversidade e à inclusão, bem como desenvolver estratégias e práticas pedagógicas que promovam a participação e o sucesso de todos os alunos em sala de aula. Nosso objetivo é prepará-lo para ser um agente de mudança e inclusão em sua futura prática educacional, capacitando-o a reconhecer e superar as barreiras que podem impedir o acesso à educação para todos os alunos. Estamos entusiasmados para embarcar nesta jornada de aprendizado e descoberta ao seu lado. Vamos juntos explorar os fundamentos da Educação Especial e promover uma educação mais inclusiva e igualitária para todos!

12Literatura Infantil

É com grande entusiasmo que dou as boas-vindas à disciplina de Literatura Infantil no curso de Técnico em Magistério! Neste espaço de aprendizagem, embarcaremos em uma jornada encantadora pelo universo da literatura voltada para as crianças, explorando suas múltiplas dimensões e possibilidades educativas. Durante este curso, mergulharemos na riqueza e na diversidade da literatura infantil, compreendendo sua importância no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Vamos explorar diferentes gêneros literários, autores e obras clássicas e contemporâneas, buscando compreender como a arte literária pode ser uma poderosa aliada no processo de formação de leitores competentes e críticos desde a mais tenra idade. Ao longo das nossas aulas, discutiremos não apenas os aspectos estéticos e narrativos das obras infantis, mas também sua relevância pedagógica e sua capacidade de ampliar os horizontes das crianças, despertando sua imaginação, sua criatividade e sua capacidade de reflexão sobre si mesmas e sobre o mundo que as cerca. Por meio de atividades práticas, leituras dirigidas, análises críticas e projetos de mediação de leitura, os estudantes serão incentivados a explorar e aprofundar seu conhecimento sobre a literatura infantil, desenvolvendo habilidades para selecionar, utilizar e avaliar obras literárias de forma adequada e significativa em contextos educacionais diversos. Preparem-se para uma jornada repleta de histórias, personagens e emoções, onde vamos descobrir juntos o imenso potencial da literatura infantil como ferramenta educativa e como fonte inesgotável de prazer, aprendizado e encantamento para as crianças e para todos aqueles que as acompanham em sua jornada de descoberta do mundo da leitura.

13Prática de Formação, Oficina e Planejamento

Bem-vindos à disciplina de Prática de Formação, Oficina e Planejamento do curso Técnico em Magistério. Neste espaço, mergulharemos em uma jornada emocionante e transformadora, onde exploraremos os fundamentos essenciais para a construção de práticas pedagógicas eficazes, significativas e inclusivas. Como futuros profissionais da educação, compreenderemos que a formação de nossos alunos vai muito além da transmissão de conhecimento. Nosso papel transcende as paredes da sala de aula, envolvendo-se na construção de cidadãos críticos, reflexivos e engajados em sua própria aprendizagem e na sociedade em que estão inseridos. Nesta disciplina, exploraremos as metodologias mais atuais e eficazes para o planejamento e desenvolvimento de oficinas pedagógicas, reconhecendo a importância do ambiente educacional como um espaço de experimentação, colaboração e construção coletiva do saber. Ao longo deste curso, vocês serão desafiados a refletir sobre suas práticas, aprimorar suas habilidades de planejamento e execução de atividades educativas e a adaptar-se de forma criativa e responsiva às necessidades de seus alunos e do contexto em que atuam. Espero que esta jornada seja inspiradora e enriquecedora para todos nós, e que possamos sair dela não apenas como técnicos em magistério, mas como agentes de transformação social e educacional. Vamos juntos explorar as possibilidades infinitas da arte de ensinar e aprender!

14Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Claro, aqui está uma proposta de introdução para a disciplina de "Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa" no curso Técnico em Magistério: --- Bem-vindos à disciplina de Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa! Este curso visa proporcionar aos futuros educadores uma base sólida e abrangente sobre os diversos métodos e estratégias para o ensino eficaz da língua portuguesa. Em um contexto onde a comunicação efetiva se torna cada vez mais essencial, o domínio da língua materna é fundamental para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Ao longo deste módulo, exploraremos não apenas as técnicas tradicionais de ensino, mas também abordagens inovadoras e adaptativas que promovem a participação ativa dos alunos, a reflexão sobre a língua e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Nossa meta é capacitar os futuros professores a enfrentarem os desafios do ensino da língua portuguesa em um mundo em constante transformação, preparando-os para estimular o pensamento crítico, a criatividade e a competência comunicativa em seus alunos. Durante nossas aulas, serão apresentadas teorias pedagógicas, estudos de casos, atividades práticas e recursos didáticos que visam enriquecer a prática docente e ampliar o repertório de estratégias de ensino. Além disso, serão discutidas questões relacionadas à diversidade linguística e cultural, à inclusão de alunos com necessidades especiais e ao uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas pedagógicas. Por meio de uma abordagem dinâmica e participativa, esta disciplina busca não apenas transmitir conhecimentos, mas também instigar a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Estamos ansiosos para embarcar nesta jornada de descoberta e aprendizado junto com vocês. Vamos juntos explorar o fascinante universo do ensino da língua portuguesa e construir juntos novos caminhos para a educação de qualidade.

15Metodologia do Ensino de Matemática

Sejam todos bem-vindos à disciplina de Metodologias do Ensino de Matemática! Esta disciplina representa uma jornada de descoberta e aprofundamento nas estratégias, técnicas e abordagens que permeiam o ensino desta ciência fundamental. Num mundo em constante evolução, onde a matemática desempenha um papel crucial em diversas áreas da vida, é essencial que os futuros educadores estejam preparados para transmitir não apenas conceitos, mas também o gosto e a compreensão profunda desta disciplina. Ao longo da disciplina, exploraremos não apenas a tradicionalidade dos métodos de ensino, mas também as abordagens inovadoras que visam engajar e inspirar os alunos. Nossa meta é capacitar os educadores a desenvolverem um ambiente de aprendizado estimulante, onde os estudantes se sintam encorajados a explorar, questionar e aplicar os princípios matemáticos em situações do mundo real. Durante nossas aulas, mergulharemos em teorias pedagógicas, estudos de casos, práticas de sala de aula e o uso de tecnologias educacionais, sempre buscando ampliar o repertório de estratégias didáticas e adaptá-las às necessidades e características dos nossos alunos. Além disso, discutiremos questões relacionadas à diversidade de aprendizado, à inclusão de alunos com diferentes habilidades e à importância de tornar a matemática acessível e significativa para todos. Por meio de uma abordagem dinâmica e participativa, esta disciplina não apenas fornecerá ferramentas práticas para o ensino da matemática, mas também promoverá uma reflexão crítica sobre o papel do educador e a importância de uma educação matemática de qualidade. Estamos entusiasmados para embarcar nesta jornada de exploração e aprendizado, e estamos ansiosos para compartilhar este fascinante mundo da matemática com vocês. Juntos, vamos construir as bases para uma educação matemática que inspire e transforme as mentes dos nossos alunos.

16Metodologia do Ensino de Ciências

Seja bem-vindo(a) à disciplina de Metodologias do Ensino de Ciências do curso Técnico em Magistério! Esta disciplina desempenha um papel fundamental na formação de educadores comprometidos em proporcionar uma educação de qualidade e relevante nas áreas de ciências da natureza. Ao longo desta disciplina, exploraremos diversas abordagens, estratégias e técnicas pedagógicas voltadas para o ensino das ciências naturais, abrangendo disciplinas como biologia, física, química e geologia. Nosso objetivo principal é capacitar futuros professores a desenvolverem práticas de ensino inovadoras, que promovam a compreensão profunda dos conceitos científicos, o pensamento crítico, a investigação e a curiosidade científica nos alunos. Durante nossas aulas, discutiremos teorias educacionais contemporâneas, analisaremos estudos de caso e compartilharemos experiências práticas, visando fornecer uma base sólida para a elaboração de planos de aula eficazes e a adaptação de conteúdos científicos às necessidades e realidades dos estudantes. Esteja preparado(a) para uma jornada de aprendizado dinâmica e colaborativa, na qual você será incentivado(a) a refletir sobre sua prática docente, experimentar novas estratégias e desenvolver sua identidade profissional como educador(a) de ciências naturais. Juntos, vamos explorar o fascinante mundo das ciências e descobrir maneiras criativas de inspirar e engajar os estudantes na busca pelo conhecimento científico. Estou animado(a) para iniciar esta jornada ao seu lado e compartilhar conhecimentos e experiências que o(a) prepararão para se tornar um(a) educador(a) de ciências naturais ainda mais competente e apaixonado(a).

17Metodologia do Ensino de Ciências Humanas

Bem-vindo ao fascinante mundo da disciplina de Metodologias do Ensino de Ciências Humanas! Neste curso, embarcaremos em uma jornada emocionante rumo ao entendimento e à prática das estratégias de ensino mais eficazes para transmitir os princípios fundamentais das ciências humanas aos futuros educadores. Ao longo deste semestre, exploraremos não apenas os conteúdos essenciais das disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia, mas também mergulharemos nas metodologias que transformam a aprendizagem em uma experiência dinâmica e enriquecedora para os alunos. Afinal, ensinar ciências humanas não é apenas transmitir fatos e datas, mas sim estimular o pensamento crítico, a empatia e a compreensão das complexidades do mundo que nos cerca. Nossa abordagem será holística, integrando teoria e prática, para que você, futuro educador, possa desenvolver habilidades pedagógicas sólidas e criativas. Exploraremos métodos inovadores, como estudos de caso, debates, projetos de pesquisa, visitas culturais e tecnologias educacionais, para inspirar e engajar seus futuros alunos. Além disso, discutiremos questões pertinentes ao contexto educacional atual, refletindo sobre a importância da interdisciplinaridade, da diversidade cultural e da inclusão social no processo de ensino-aprendizagem das ciências humanas. Estamos entusiasmados com a oportunidade de colaborar com você nesta jornada de descoberta e crescimento profissional. Juntos, vamos explorar novos horizontes no ensino das ciências humanas e preparar você para ser um educador capacitado e inspirador. Prepare-se para desafios, reflexões e, acima de tudo, para a empolgante missão de transformar vidas por meio da educação.

18Metodologia do Ensino de Artes

Seja bem-vindo à disciplina de Metodologias do Ensino de Artes, uma jornada vibrante e inspiradora que o conduzirá pelo mundo da expressão criativa e da apreciação estética. Ao longo deste curso, exploraremos as metodologias mais eficazes para transmitir não apenas técnicas artísticas, mas também o poder transformador das artes na vida de seus futuros alunos. As artes desempenham um papel fundamental na formação integral dos indivíduos, estimulando a imaginação, a sensibilidade e a capacidade de expressão. Nosso objetivo é capacitar você, futuro educador, a despertar e nutrir o potencial artístico de cada aluno, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais por meio da criação e apreciação artística. Durante este semestre, mergulharemos em diversas modalidades artísticas, como música, dança, teatro, artes visuais e literatura, explorando abordagens pedagógicas inovadoras e inclusivas. Desde atividades práticas até reflexões teóricas, nossa jornada será marcada pela experimentação, pela descoberta e pelo diálogo colaborativo. Além disso, discutiremos a importância da interdisciplinaridade, da cultura e da diversidade no ensino das artes, reconhecendo o potencial das artes como instrumento de transformação social e cultural. Estamos empolgados em embarcar nesta jornada ao seu lado, compartilhando conhecimentos, experiências e paixão pelas artes. Prepare-se para explorar novos horizontes, desafiar paradigmas e inspirar seus futuros alunos a expressarem sua singularidade por meio da arte. Que este curso seja apenas o começo de uma jornada extraordinária de descobertas e realizações no maravilhoso universo das artes. Vamos juntos criar, inspirar e transformar vidas por meio da magia da expressão artística.

19Metodologias de Alfabetização

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à disciplina de Metodologias da Alfabetização, um dos pilares fundamentais na formação de educadores comprometidos com o desenvolvimento pleno de seus alunos. Neste curso, exploraremos as estratégias, técnicas e teorias mais eficazes para ensinar a arte da leitura e da escrita, preparando você, futuro educador, para enfrentar o desafio inspirador de alfabetizar crianças em seus primeiros passos rumo ao mundo do conhecimento. A alfabetização é muito mais do que apenas decodificar letras e palavras; é o ato de abrir as portas do entendimento, da comunicação e da imaginação. Durante este semestre, mergulharemos em um universo de práticas pedagógicas inovadoras, fundamentadas em sólidas bases teóricas e adaptadas à diversidade de contextos e perfis de aprendizes. Exploraremos métodos como a abordagem construtivista, a pedagogia de projetos, a aprendizagem cooperativa e a ludicidade, reconhecendo a importância de uma educação que respeite o ritmo individual de cada aluno e valorize suas experiências prévias. Além disso, discutiremos as questões éticas, políticas e sociais envolvidas no processo de alfabetização, refletindo sobre o papel do educador como agente de transformação e inclusão social. Estamos empolgados em compartilhar com você não apenas técnicas e teorias, mas também nossa paixão pelo poder libertador da alfabetização. Prepare-se para desafios, descobertas e momentos de grande realização ao ver seus alunos descobrirem o mundo das palavras e das histórias. Que esta disciplina seja apenas o primeiro passo em uma jornada emocionante e significativa rumo à construção de uma sociedade mais letrada, crítica e solidária. Juntos, vamos semear as sementes do conhecimento e colher os frutos de um futuro mais promissor para todos. Vamos iniciar essa jornada com entusiasmo e comprometimento!

20Estágio Supervisionado/Observação e regência na educação infantil e no ensino fundamental - 1° ao 5° ano

Bem-vindo a uma das etapas mais emocionantes e enriquecedoras de sua formação como educador: o Estágio Supervisionado/Observação e Regência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano. Nesta disciplina, você terá a oportunidade única de colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de seu curso de Técnico em Magistério, mergulhando na realidade das salas de aula da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. O estágio supervisionado não é apenas um requisito curricular, mas sim uma experiência transformadora que irá moldar sua identidade como educador e prepará-lo para os desafios e responsabilidades da profissão. Durante este período, você será acompanhado de perto por profissionais experientes, que irão orientá-lo, apoiá-lo e incentivá-lo a desenvolver suas habilidades pedagógicas, sua capacidade de planejamento e sua sensibilidade para com as necessidades e individualidades de cada aluno. A observação atenta e reflexiva das práticas pedagógicas em diferentes contextos escolares será o ponto de partida para sua jornada de aprendizado e crescimento. Você terá a oportunidade de vivenciar de perto o dia a dia da sala de aula, compreendendo os desafios e as potencialidades da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, a regência de aulas sob supervisão proporcionará a você a chance de colocar em prática seus conhecimentos, experimentar diferentes estratégias de ensino e aprender com os desafios e sucessos de suas intervenções pedagógicas. Estamos animados para acompanhá-lo nesta jornada de descobertas, reflexões e realizações. Que este estágio seja não apenas um momento de formação acadêmica, mas também uma oportunidade de fortalecer sua vocação, sua paixão pelo ensino e sua dedicação ao desenvolvimento integral de seus futuros alunos. Prepare-se para aprender, crescer e inspirar-se em cada sorriso, em cada descoberta e em cada pequena vitória ao longo do caminho. Que este estágio seja o primeiro passo em uma carreira brilhante e gratificante como educador!

FAQ

O curso é reconhecido pelo MEC?

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O curso é reconhecido pelo MEC através da SEDUC-TO (Secretária Estadual de Educação do Tocantins) através da portaria 994 de 8 de Julho de 2021, sob aprovação do Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE-TO).

Qual o tempo de duração do curso?

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O tempo padrão de duração do TÉCNICO EM MAGISTÉRIO é de 12 meses. Mas você poderá cursá-lo em até 18 meses, caso não conclua todas as obrigações curriculares do curso, incluindo o estágio supervisionado, que poderá ser realizado em qualquer escola de sua cidade de residência, em qualquer estado do Brasil.

Qual a abrangência de validade do Diploma?

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O curso é reconhecido pelo MEC, diante disso, a validade é Nacional! Você poderá utilizá-lo para participar de concursos públicos das mais diferentes regiões do Brasil que aceitam o técnico em Magistério como formação mínima para atuação na Educação Infantil e nas Séries Iniciais. Onde você poderá atuar na Educação Infantil e nas Séries Iniciais como Professor Regente, Professor Assistente, Monitor e diversas outras funções pertinentes à esta formação. Além de também poder atuar em creches de todo o país.

Consigo me formar em 4 meses?

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Caso você já seja acadêmico da Licenciatura em Pedagogia no quarto semestre em diante, dependendo da grade de disciplinas já cursadas, poderá realizar a formação à partir de 4 meses, através de aproveitamento de créditos estudados anteriormente em nível superior, históricos escolares oficiais de cursos de Magistério realizados em instituições credenciadas e não concluídos, também são aceitos. Aos já graduados em Licenciatura em Pedagogia, é possível realizar aproveitamento de todas as matérias que sejam compatíveis com a nossa formação. Caso tenha experência comprovada através de carteira assinada ou contrato com serviço público, como Professor Regente de Turma com duração mínima de 5 anos na Educação Infantil e ou nas Séries Iniciais, também é possível uma formação acelerada, sendo neste caso, à partir de 30 dias, com a certificação de competências amparada pelo artigo 41 da Lei 9.394/96.

Tenho desconto no pagamento à vista?

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Sim! O curso tem o valor total de R$4.500,00 que pode ser parcelados em até 12x de R$375,00 no boleto bancário ou cartão de crédito. No pagamento à vista, você poderá realizar o curso pagando apenas R$3.500,00. Para ter direito ao desconto, entre em contato com o nosso canal de relacionamento oficial pelo WhatsApp no número: (63) 3142-0010.

Como funcionam as aulas?

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As aulas estão disponíveis em nosso portal do Aluno. A cada semana você terá liberado às 19:00h da Segunda-Feira, sempre uma nova aula, da disciplina que está sendo ofertada no momento dentro do seu módulo de entrada.

Como são as avaliações?

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As provas são realizadas em nosso portal AVA, com cronômetro e tempo pré-definido pelo professor. Você não pode sair da tela que esta fazendo a prova, caso saia, você perderá a oportunidade de continuar a avaliação e terá sua tentativa encerrada. Você terá até 2 novas tentativas de recuperação. Caso não seja aprovado na disciplina, após a terceira tentativa de realizar a prova, pagará uma taxa de R$100,00 para ter disponibilizado uma nova tentativa em dependência da disciplina.

Quem são os professores?

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Os professores docentes no curso Técnico em Magistério são professores com vasta experiência na educação básica, com grande ênfase na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, além de currículo estruturado e altos graus de formação, chegando ao Pós Doutoramento em Educação com Ênfase em Educação Infantil ou nas Séries Iniciais. Além de sólida formação humanística.

Há campanhas promocionais?

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Em algumas datas comemorativas, ofertaremos campanhas promocionais em que o candidato poderá se inscrever com valores promocionais. Fique atento as novidades nas nossas redes sociais e fique por dentro das campanhas ativas!

Acesso por 1 ano

Até 1 ano de suporte

Estude quando e onde quiser

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
5.0

10 avaliações

Juliana dos Anjos Oliveira

Juliana dos Anjos Oliveira

Tiago Passos Ferrare

Tiago Passos Ferrare

Soraia de Andrade Fulber

Cristiane Carvalho da Silva

Fátima Fabiane Schilling Hennemann

Samoara Rodrigues de Carvalho da Silva

Augusta Aparecida Ribas Ferreira

Rafael da Silva Junior

Franciene dos Santos Costa Barbosa

Técnico em Magistério

12x R$ 180,00

era R$ 4.500,00 R$ 2.160,00 à vista

DESCONTO DE 52%


  • 1260 horas de carga horária
  • 119 alunos
  • 20 módulos de conteúdo
  • Última atualização 03/06/2024
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